A Prefeitura de Ilhéus está intensificando a coleta de preventivo nas unidades de saúde do município em alusão à campanha Março Lilás, voltada à conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde (Sesau) promove atendimento com coleta de Papanicolau, palestras e entrega de material educativo nas unidades de saúde Euler Ázaro, Sarah Kubitschek, Hernani Sá e Olivença, das 8h às 12h.
Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar cópia e original do documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. A ação visa facilitar o acesso das mulheres que não conseguem realizar o exame no horário normal de funcionamento das unidades de saúde. Além da coleta do Papanicolau, o trabalho visa orientar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Segundo a Sesau, o exame será oferecido para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Para realização do preventivo, a mulher não pode estar menstruada, deve evitar uso de cremes e/ou óvulo vaginal e não ter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos, dois dias antes do exame. A paciente também não deve realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de cura.
“Por determinação do prefeito Mário Alexandre, as nossas equipes intensificam as ações para facilitar o acesso da população aos serviços públicos de saúde. A campanha Março Lilás soma-se às várias atividades desenvolvidas, com a finalidade de diagnosticar precocemente a doença e iniciar o tratamento imediato”, frisou André Cezário, titular da Sesau.
A Prefeitura de Ilhéus oferece o exame preventivo conforme o horário de funcionamento de cada unidade de saúde, mediante apresentação da guia médica. O exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual.