Um problema no telhado da Escola do conjunto residencial Moradas do Porto, localizada no Banco da Vitória, estava prejudicando o ritmo normal das aulas, em virtude das fortes chuvas que têm caído sobre a cidade e causado alagamentos. Os pais dos alunos reivindicaram a recuperação do equipamento e a secretária de Educação, Eliane Oliveira, visitou a unidade escolar na manhã de hoje, 23. Os reparos já estão em execução, através de uma equipe da secretaria de Infraestrutura – Seintra.
A unidade de ensino do Moradas do Porto, condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, é uma unidade da Escola Municipal Herval Soledade e atende a 110 alunos, nos turnos matutino e noturno. No total, a escola Herval Soledade possui 620 alunos, pois agrega os estudantes da sede e das salas isoladas de Vila Cachoeira, Cáritas, Assentamento Frei Vantuir, todas situadas à margem da Rodovia Ilhéus-Itabuna.
Reformas – A secretária Eliane Oliveira conheceu a realidade da escola e conversou com os moradores sobre as questões relativas à unidade do Moradas do Porto. O líder comunitário Alex Tavares acompanhou a reunião e mediou algumas situações
Conforme a secretária, durante vários anos as escolas municipais não foram reformadas, apenas a pintura era realizada sem cuidar da estrutura. Em um ano em meio do atual governo, já foram reformadas 11 escolas e construída uma unidade na localidade de Piaçaveira, no distrito do Japu.
Eliane Oliveira adiantou que mais 12 escolas serão reformadas na rede municipal de ensino: da Tibina, Iguape, Cantinho do Recreio, Heitor Dias, IME (Instituto Municipal de Educação), Perpétua Marques, Paulo Freire (sede e anexo), Escola Municipal do Pontal, Nelson de Oliveira, Temístocles Andrade e Banco da Vitória.
Merenda escolar – Nesta segunda-feira, um delicioso macarrão com frango desfiado foi servido aos alunos da escola do Moradas do Porto. A diretora da unidade, Ilma Brandão Costa de Oliveira, ressaltou a importância da qualidade da merenda escolar que é preparada com carinho pela merendeira Aldimacia Martins. “Servimos uma merenda dentro das normas, com orientação de uma nutricionista. Este é um alimento importante para muitas crianças que, ás vezes, não tomam o café em casa e encontra na escola uma refeição de ótima qualidade, reforçada e preparada com dedicação”, destacou Ilma.