ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PRESIDENTE LULA SANCIONA REFINANCIAMENTO DO FIES: DÍVIDAS DE ESTUDANTES PODERÃO SER QUITADAS COM DESCONTOS

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Na tarde desta quarta-feira (01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a sanção do programa de refinanciamento de dívidas para estudantes vinculados ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

A medida, divulgada através da conta oficial do presidente na plataforma X, visa beneficiar os mutuários que possuem contratos anteriores a 2017 e que acumularam dívidas não quitadas até 30 de junho de 2023.

Em um vídeo compartilhado em seu perfil no X, Lula destacou o propósito do programa, descrevendo-o como uma oportunidade para os devedores do FIES de regularizarem sua situação financeira. “Na verdade é quase que um Desenrola para as pessoas que estavam fazendo o Fies”, afirmou o presidente.

O programa visa atender aproximadamente 1,2 milhão de indivíduos que se encontram em situação de inadimplência, totalizando uma dívida acumulada de 54 bilhões de reais. Em sua participação no vídeo, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a possibilidade de descontos de 100% nos juros e multas para os alunos tanto em curso quanto para os que já concluíram a graduação.

Além disso, o ministro antecipou que o Ministério da Educação está considerando alterações no programa de financiamento estudantil, com o intuito de reforçar o caráter social do programa. O refinanciamento busca, portanto, proporcionar uma oportunidade significativa para que os estudantes endividados possam regularizar sua situação e retomar suas atividades acadêmicas.