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PRIMEIROS TESTES DE ILUMINAÇÃO CÊNICA DA NOVA PONTE DE ILHÉUS SINALIZAM ETAPA FINAL DA OBRA

Vestida de luz, primeiros testes de iluminação cênica da Nova Ponte de Ilhéus sinalizam etapa final da obra

Em meio a um novo cenário de beleza em Ilhéus, os primeiros testes de iluminação cênica foram iniciados na Nova Ponte nesta quinta-feira (13), o que revela que a obra se aproxima da etapa final. A cor rosa projetada no mastro principal e sobre os alongados cabos, promoveu um efeito diferenciado no contraste com o céu do fim de tarde. Considerada pelo Prefeito Mário Alexandre o mais novo e belo cartão postal do Brasil, a nova ponte de Ilhéus, se de dia já se destaca com sua imponência desenhada sobre as águas da baía do Pontal, iluminada, não passa desapercebida.

“Trata-se da realização de um sonho para a maioria dos ilheenses, o que faz Ilhéus saltar em todos os níveis, motivo de satisfação para quem quer ver a nossa cidade se desenvolver cada vez mais”, expressou o prefeito Mário Alexandre sobre a entrega do empreendimento, prevista para março de 2020.

Com um investimento público de mais de 95 milhões de reais, a ponte estaiada, que possui 533 metros de comprimento por 25,30 metros de largura, abrange um acesso viário com cerca de 2,7 quilômetros, quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclofaixa e faixa para pedestre.

De acordo com informações levantadas pela Secretaria de Comunicação de Ilhéus junto à OAS e à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), as últimas ações da obra compreendem, dentro do escopo do cronograma projetado no período até março, a execução das New Jersey no trecho convencional, que são os elementos em concreto armado utilizados para contenção de veículos, camadas de pavimentação na sub base, base e o pavimento asfáltico do viário sul, montagem das cantoneiras que são as lajes pré-moldadas também conhecidas como “mãos francesas”, alargamento com armação e  concretagem de tabuleiro. As etapas finais reúnem, ainda, ações como os encaixes do viário, execução de passeio e ciclovia no lado sul, aterro dos canteiros, tanto no sul, quanto no lado norte, infraestrutura da parte elétrica e travessia de drenagem por debaixo da pista, camadas de pavimentação e terraplanagem, posteamento, escavação das canaletas, cabeamento e instalação dos postes de iluminação.

“Nos contornos, estão compreendidas as partes dos encaixes do viário, na execução de passeio, ciclovia e a parte de aterro de canteiros. Depois vem a parte de hidrosemeadura e toda a vegetação prevista no projeto, tanto do lado sul, quanto do lado norte”, foi o que explicou à Secom de Ilhéus, o engenheiro Aloísio Mercês, da empresa executora da obra, a OAS.

O engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), Rui Brandão, corroborou ao avalizar que as atividades principais no momento compreendem a pavimentação das pistas de acesso à ponte, com futuro nivelamento e urbanização com arborização.

Há previsão, ainda, da execução de uma alça de acesso do viário norte sentido Avenida Canavieiras, com pavimentação da rua próxima à Receita Federal, centro de Ilhéus, até o acesso da Avenida, segundo informações colhidas junto ao titular da Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus (Seinfra), Átila Dócio, e o próprio engenheiro da empresa licitada.

“Estamos aguardando eles finalizarem as intervenções no viário sul, pra iniciar na área do viário norte, que já está definido”, disse o titular da Seinfra de Ilhéus. Sobre a contribuição do município na obra da nova ponte, o secretário Átila Dócio destacou que foram apresentadas propostas de melhorias nos acessos da obra, como a ampliação da rotatória no viário sul, a duplicação da BA 001 sentido Olivença, da nova Orla Sul, que encontra-se em fase licitatória, e a alça de acesso do viário norte para a Avenida Canavieiras. “A importância dessas propostas apresentadas pelo Prefeito Mário Alexandre perante os técnicos do Estado, são extremamente significativas e estratégicas para a fluidez do fluxo dos veículos da nossa cidade, tanto que foram avaliadas e acolhidas pelo governo baiano, cujo recurso já está liberado para a execução dessas obras”, explicou.

Está em estudo e planejamento entre a OAS e a Seinfra do Estado, a etapa da execução da alça de acesso do viário norte para a Avenida Canavieiras.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura de Ilhéus (Seinfra), Átila Dócio, “o funcionamento da nova ponte vai solucionar um problema antigo na cidade, a obstrução do trânsito. Essa obra representa um grande avanço em mobilidade e modernização, servindo de fomento ao turismo e atração de novos investimentos”.

Novos viários – O novo viário do acesso sul no sentido centro de Ilhéus, já foi liberado para tráfego de veículos há duas semanas, com o escoamento do fluxo na Maramata para a Avenida Lomanto Júnior, no Pontal. O novo trajeto já promove aos transeuntes uma nova experiência de trafego às margens do litoral, com perspectivas urbana e visual diferenciadas.

De acordo com o diretor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) de Ilhéus, Gilson Nascimento, estão sendo discutidos projetos de mobilidade urbana para os novos sistemas viários norte e sul. Para a implementação, estudos técnicos de demanda e linha de desejo, incluindo contagem de tráfego, serão necessários para definição dos eixos principais.

Últimos ajustes – Nesta semana, uma das últimas reuniões da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO) aconteceu na tarde de terça-feira (11), no Palácio Paranaguá. Os detalhes finais da maior obra da história do município foram discutidos em grupo, formado por engenheiros, técnicos, representantes da sociedade civil, instituições e governos estadual e municipal.

Com base no relatório apresentado pela Comissão, a obra física está avançada e chega em sua fase final. Dentre as medidas apresentadas para esse estágio, estão algumas licenças ambientais que serão renovadas, a conclusão dos acessos viários norte e sul e, ainda, a finalização da aplicação das mãos-francesas (são 280 ao todo).

Rochas – As informações apresentadas na reunião da CAO indicam que serão realizados os pagamentos das últimas desapropriações e o manejo das rochas da obra para os bairros São Miguel e São Domingos. Outra localidade licenciada para receber as rochas e areia usadas na obra, é o Centro Social Urbano (CSU), da Barra de Itaípe, zona norte da cidade, cujo material para o aterramento já começou a ser depositado, foi o que informaram os técnicos.

De acordo com o engenheiro da Seinfra da Bahia, as rochas da parte do eixo viário sul já foram retiradas, e, em fase de retirada, as pedras da parte norte da obra. Conforme o cronograma, a previsão é que todas as rochas sejam retiradas até o final deste mês.

A Defesa Civil do município declarou que já foram transportadas ao todo 140 caçambas de rochas, sendo 61 distribuídas no bairro São Domingos e 79 no bairro São Miguel. As rochas são deslocadas com o aval da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e coordenadas pelo Município, que informa onde o material será depositado, conforme necessidade das áreas de incidência de erosões marítimas.