ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PROBLEMAS COM O AUXÍLIO EMERGENCIAL AUMENTAM PROCURA POR DEFENSORIA PÚBLICA

Divulgação

A procura pela Defensoria Pública da União (DPU) tem crescido desde o início do pagamento do auxílio emergencial oferecido pelo governo federal em meio à pandemia do novo coronavírus. Dados levantados pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, junto ao órgão, indicam que no mês de abril foram 5.319 registros.

A previsão, de acordo com a Painel, é de que o volume aumente neste mês. Em maio, só até o dia 12 foram 3.919 no país todo. “É exponencial o crescimento no número de pessoas buscando a defensoria para abrir um processo de assistência jurídica e verificar por que tiverem indeferimento”, diz Atanasio Lucero, defensor nacional de Direitos Humanos.

À Folha, Lucero explicou que embora grande, o número representa apenas uma parcela das pessoas que estão com dificuldade porque nem todos sabem acessar a Defensoria Pública da União. “Somos um órgão que tem de estar ao alcance dos mais vulneráveis, mas há camadas que não sabem nos acessar”, afirma ele.

O defensor chamou a atenção para as pessoas que não conseguem requerer o benefício porque não têm celular. “Houve uma ação coletiva para que isso fosse desobrigado, mas foi indeferido. É alarmante, porque as pessoas mais pobres não têm celular”, afirmou Lucero.