ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PRODUTORES ACUSAM FUNAI DE PROMOVER A VIOLÊNCIA E FECHAM BR-101

Produtores rurais dos municípios de Porto Seguro, Itamaraju, Prado, Ilhéus, Olivença e Buerarema, além de integrantes dos assentamentos da reforma agrária, agricultura familiar e trabalhadores rurais prometem fechar a BR 101 na manhã desta sexta-feira (14), no município de Itamaraju.
O motivo, segundo os produtores é a “a inércia dos governos federais e estaduais na solução dos problemas gerados com a invasão de propriedades rurais no extremo sul baiano”.
A categoria reclama das atitudes da Funai, consideradas arbitrárias. De acordo com o movimento, o órgão federal promove a violência na região na tentativa de “ampliar ao máximo as reservas indígenas“.
Segundo os produtores rurais, pessoas que se declaram índios e detentores das propriedades obtém respaldo de  ONG’s e outros órgãos que  patrocinam a elaboração de laudos fraudulentos, violando o direito de propriedade.
A mobilização, que acontece a partir das 9h, nas proximidades do posto da polícia rodoviária federal,  defende a suspensão imediata de todos os processos em andamento de demarcação de terras indígenas e anulação das demarcações oriundas de laudos da Funai, até que as novas regras sejam postas em vigor pelo Governo Federal.