A médica otorrinolaringologista Lorena Pinheiro tomou posse como professora na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), nesta quarta-feira (6), após uma decisão judicial. A sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União em 29 de outubro (relembre aqui), e o ato foi assinado pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Cesar Miguez de Oliveira. Lorena foi nomeada como professora adjunta A, Classe A, Nível 1, com um regime de trabalho de 20 horas semanais, vinculada ao Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da FMB.
Anteriormente, a juíza Arali Maciel Duarte havia barrado sua posse, mas depois concedeu uma liminar determinando que a Ufba nomeasse e desse posse à médica em uma vaga comprovadamente desocupada. A instituição tinha um prazo de cinco dias para cumprir a decisão, mas a posse foi realizada apenas nesta quarta-feira.
Em entrevista ao g1, Lorena destacou que assumir essa posição representa a “realização de um sonho” e compartilhou seu desejo de contribuir para o Sistema Único de Saúde (SUS) e formar novos médicos que compartilhem sua origem social, étnica e racial.