A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC vai realizar, nesta quinta-feira (06), uma assembleia de professoras e professores da UESC para discutir a campanha salarial e o indicativo de greve. A assembleia está marcada para às 09h30, no CEU, térreo do Pavilhão Adonias Filho.
O movimento docente das quatro Universidades Estaduais da Bahia pontua que a discussão do indicativo de greve é resultado de uma crescente mobilização por salário e direitos e da falta de avanços na negociação com o governo.
No dia 24 de maio, o Fórum das Associações Docentes (FAD) se reuniu com representantes das secretarias de Educação (SEC), de Relações Institucionais (SERIN) e de Administração (SAEB) da Bahia. A expectativa da categoria era que um plano de recomposição das perdas salariais fosse apresentado, o que não aconteceu. Segundo dados do DIEESE, a defasagem salarial dos professores das estaduais é de quase 40%, entre 2015 e 2024.
A possível aprovação do indicativo de greve nesta quinta-feira significa que há disposição da categoria em deflagar uma greve.
FAD e governo devem voltar a se reunir no dia 14 de junho, novamente para discutir a recomposição salarial.