ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PROFESSORES DA UFSB ADEREM À GREVE POR REAJUSTE SALARIAL

Professores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciaram greve na segunda-feira (15), em adesão a uma movimentação que ocorre em instituições de ensino de todo o país.

Segundo a Folha de S. Paulo, a categoria reivindica um reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas de 7,06%. A primeira seria paga ainda neste ano, e as demais nos anos de 2025 e 2026.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior destaca que, além do reajuste salarial, são necessários investimentos públicos nas instituições federais de educação, que sofreram cortes durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL).

Em resposta, o Ministério da Educação informou que participa da mesa nacional de negociação, visando “buscar alternativas de valorização dos servidores da educação, atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias”.

Além da UFSB, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia também teve indicativo de greve aprovado, embora ainda não haja uma data definida para o início. Outras 22 instituições devem aderir à greve nesta segunda-feira, enquanto outras oito já estão em estado de greve.