ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PROFESSORES DE ILHÉUS MANIFESTAM NESTA QUARTA-FEIRA (31), POR REAJUSTE SALARIAL

Nesta quarta-feira (31), os professores do município de Ilhéus se reunirão em uma manifestação organizada pelo sindicato da categoria, em frente a secretaria de educação (SEDUC). O principal objetivo do protesto é reivindicar o reajuste do piso salarial dos docentes, segundo os valores estabelecidos nacionalmente, além da atualização da tabela salarial dos profissionais não docentes.

Em uma entrevista concedida ao site Ilhéus 24h, a professora Enilda Mendonça destacou que o piso salarial vigente é baseado no valor nacional, e o município não realizou o reajuste necessário. A docente ainda ressaltou que havia sido prometido um aumento salarial para abril, porém, tal compromisso não foi cumprido, o que levou à mobilização para a realização da manifestação.

A luta por um reajuste no piso salarial nacional dos professores está respaldada na Portaria n.º 17, publicada no Diário Oficial da União em 17 de janeiro. Essa medida estabelece um aumento de 14,9% no piso salarial dos professores, elevando-o de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

Esse reajuste no piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica faz parte das políticas de valorização profissional previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). A Meta 17 do PNE visa equiparar o rendimento médio dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.