Há pouco mais de um ano desde o início da pandemia, os profissionais da saúde tiveram que se desdobrar em todos os sentidos para enfrentar uma doença nova, que pode atingir à todos de formas diferentes e já tirou a vida de mais de 400 mil pessoas em todo Brasil, destes 19.239 só na Bahia. Mas o que se espera, sendo um profissional que trabalha na linha de frente de um hospital referencia em atendimento é um salário digno e pago em dias. No entanto, segundo uma denúncia que recebemos nesta segunda-feira (10) de uma funcionária que trabalha como enfermeira no Hospital essa não é a realidade dos profissionais da saúde do Hospital Regional Costa do Cacau em Ilhéus.
Ela prefere não se identificar, respeitamos o direito da fonte mas fazemos nosso papel enquanto impressa. Segundo a enfermeira, o Instituto brasileiro de desenvolvimento da administração hospitalar (IBDA) que assumiu a gestão do Hospital em janeiro de 2019, não estaria cumprindo com suas obrigações de pagamento. “Mais uma vez nós profissionais de Saúde ficaremos sem previsão de pagamento. Já se passa do dia 05° útil e infelizmente nada de pagamento” lamentou ela.
A enfermeira ainda ressalta que essa não é a primeira vez, e que o atraso nos pagamentos é uma situação recorrente. “Saímos de nossas casas de manhã cedo para irmos prestar nosso serviço como profissional de saúde exercer nossa função ainda mas agora nesse período de enfrentamento a COVID 19, e agora como se não bastasse A IBDAH continua com os atrasos e repasses de salário”.
Vale lembrar que no HRCC são prestados serviços de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular). Além de Ilhéus, mais de 70 municípios da região são atendidos no hospital. No site do IBDA, podemos ter acesso aos relatório de prestação de contas da empresa sendo que o último foi publicado em 04/03/2020 com o grifo de “Fora do prazo”
Em contrapartida, no último dia (4) o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, recebeu uma placa em homenagem aos serviços prestados pelo combate à pandemia do novo coronavírus no interior da Bahia. A condecoração foi entregue pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, representada pelo vereador Fabrício Nascimento, vice-presidente da casa legislativa e autor do requerimento.
A placa condecorativa, em moção de reconhecimento aos profissionais da unidade hospitalar foi recebida pela instituição, representada por Cristine Camara, diretora operacional; Anderson Franco, gerente de enfermagem; Diovania Braga, coordenadora de enfermagem da Unidade Covid; e Alana Farias, coordenadora de fisioterapia da Unidade Covid.
A mensagem expressada na homenagem traz em seus trechos finais: “Deixo aqui meus parabéns a todos que fazem parte de equipe. Eles merecem toda o nossa gratidão e todo mérito, pois colocam em risco sua saúde para garantir a saúde dos demais, sendo verdadeiros heróis, aplicando diariamente força, conhecimento e empatia para salvar vidas”
Tentamos falar com o IBDA pelo telefone (73)3235-5300, mas não conseguimos falar com o departamento responsável para esclarecimentos. O Ilhéus 24h permanece aberto caso a instituição queira se posicionar diante da denúncia da enfermeira que fala em nome de todos os profissionais de saúde do Hospital Regional Costa do Cacau.