Maria Eloisa Pinto, de 11 anos, estudante do Japu, emocionou professores, familiares e autoridades municipais, ao falar hoje sobre sua participação no Programa Despertar. Escolhida como “Agente” da sua turma, durante a votação do melhor projeto ela falou sobre a importância da convivência com um mundo sustentável e ambientalmente mais justo. “O mundo está doente, acorde minha gente”, protestou.
Como líder da comunidade estudantil, ela – ao lado de colegas da Educação Infantil ao 9º ano e professores da rede – desenvolveu um projeto de conscientização ambiental na localidade interiorana de Ilhéus. Seu grupo construiu horta comunitária, esclareceu a respeito de como identificar resíduos recicláveis, diminuiu a quantidade de lixeiras viciadas e hoje trabalha a conscientização entre os moradores mais antigos do local. “O primeiro passo que dei foi limpar o meu próprio quintal”, assegura Maria Eloisa.
A estudante foi a vencedora do concurso que escolheu o melhor projeto e, consequentemente, o melhor “Agente Despertar” na rede municipal de Ensino. Ganhou uma bicicleta pela liderança. Maria Eloisa é uma semente de esperança plantada através de um trabalho conjunto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Bahia) e Prefeitura de Ilhéus, por intermédio da secretaria municipal de Educação.
Interior de Ilhéus – Entre março e novembro deste ano, o programa envolveu professores e cerca de 4.500 estudantes de 10 localidades e 13 escolas da zona rural do município. Criado em 2005, pela primeira vez a iniciativa acontece em Ilhéus atendendo a um pedido da deputada estadual Ângela Sousa. O Programa Despertar é um instrumento para formar cidadãos empenhados na revitalização da importância do coletivo, na defesa da sociedade e do meio em que vivem.
O Programa, com respaldos nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) está voltado para os temas transversais Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Saúde e Trabalho e Consumo. A ideia central é formar cidadãos rurais conscientes, aptos a exercer a cidadania e a participar do processo de um desenvolvimento mais próximo da sustentabilidade.
Consciência – “Ao realizarmos as aulas práticas com os estudantes, percebemos pessoas da zona rural vindo comprar tempero na sede do município. Donas-de-casa jogando panelas de óleo nos rios. Isso está errado”, revela a professora municipal Mariângela Bahia, coordenadora de campo do programa. Presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, o agricultor Milton Andrade defendeu que tudo melhora quando é possível se levar conhecimento. “Unidos, temos que aproveitar este momento, reivindicando e trazendo outros programas do gênero para o interior de Ilhéus”, afirmou.
A deputada estadual Ângela Sousa destacou o olhar amplo e cidadão que tem para o campo o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o baiano João Martins, de quem encontrou apoio para trazer o programa inédito para Ilhéus. “A zona rural fala ao meu coração”, afirmou. A secretária de Educação, Eliane Oliveira, reitera a importância do programa como instrumento do entendimento de gerações futuras para a sustentabilidade e o prefeito Mário Alexandre, destaca que o mais importante desta iniciativa é a oportunidade de conquistar conhecimento e promover a propagação do conceito do desenvolvimento sustentável para a geração mais jovem.
Além de aulas práticas, o Programa Despertar mobilizou oficinas, estudos em sala de aula e participação efetiva dos familiares dos estudantes, parceiros do programa durante todo o período. “Esta é, sem dúvida, uma integração perfeita da educação de qualidade”, destacou o prefeito de Ilhéus. Além da escolha de Maria Eloisa como “Agente Despertar”, uma comissão julgou as melhores ilustrações e redações estimuladas em sala de aula no transcurso do programa.
Os resultados foram os seguintes: Educação Infantil – Renato Brito – Aritaguá I; 1º Ano – Laila Santos Guedes – Santo Antônio; 2º Ano – Joilson dos Santos – Aritaguá I; 3º Ano – Elizabeth Assis Dos Santos – Castelo Novo; 4º Ano – João Gabriel – Aritaguá Ii; 5º Ano- Laine Vieira – Olivença; 6º Ano- Fabiane De Jesus – Banco do Pedro; 7º Ano – Luziane Souza – Banco Central; 8º Ano – Yan Ramos Pinheiro – Castelo Novo e 9º Ano – Mistihele Deise dos Santos – Aritaguá I. Além da vencedora Maria Eloisa Pinto Silva – 5º Ano – Japu, coube o segundo lugar de “Agente Despertar” para Isabelly Oliveira – 1º Ano – Santo Antônio.