ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PROJETO DE ESTUDANTES ILHEENSES É SELECIONADO PARA FEIRA CIENTÍFICA EM PERNAMBUCO

.

A rede estadual de ensino teve seis projetos estudantis de iniciação científica selecionados para a 27ª Ciência Jovem – uma das maiores e mais antigas feiras científicas do país, organizada pelo Espaço Ciência, museu vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco. O evento, que vai ocorrer de forma remota, de 10 a 12 de novembro, reunirá 450 projetos de 22 estados e de outros cinco países. 

Um dos projetos é do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, que levará para a feira o projeto ‘Produção de Inseticida a partir da folha de mandioca’, realizado por Iran de Oliveira, Ayla de Souza e Diogo dos Santos, estudantes do curso técnico em Química.

Iran contou que a ideia surgiu ao observar que as formigas cortavam as plantas da horta de seu pai, com a exceção dos pés de mandiocas. “Este fato me levou a pesquisar e descobrir que as folhas das mandiocas possuem uma substância chamada Ácido Cianídrico [HCN]. Daí, pensei em produzir um inseticida que pudesse ser utilizado pelos agricultores e que não poluísse o meio ambiente. Estamos felizes pela oportunidade de apresentar o nosso trabalho em uma das maiores feiras de Ciências do Brasil. O sentimento da equipe é de gratidão e alegria por essa oportunidade”.

A professora Margarete Araújo, uma das orientadoras, comentou que “poder participar da 27ª Ciência Jovem é uma honra. Nesse evento, comtemplaremos as produções científicas de estudantes de todo o país, e nossos alunos poderão divulgar seus projetos e conhecer outros, aguçar suas curiosidades e se sentirem motivados para futuras criações”.