A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Prefeitura
O Projeto Jovem Social deu início ao ano letivo de 2025 nesta segunda-feira (20), com a aula inaugural, em Ilhéus. Voltado para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, o programa oferece cursos gratuitos que combinam formação teórica e prática, preparando os participantes para o mercado de trabalho. Neste ano, cerca de 40 alunos serão atendidos. As aulas serão divididas nos turnos matutino e vespertino.
A iniciativa é uma realização do Ministério Público do Trabalho em parceria com o Ministério Público da Bahia, a Fundação Padre Paulo Tonucci e a Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Os alunos participantes do Projeto são encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e recebem acompanhamento durante toda formação.
Com duração de cinco meses, os cursos incluem módulos teóricos e práticos, além de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 400,00, que contempla vale-transporte e vale-alimentação. Os jovens podem escolher entre diversas áreas, como Manutenção de Celular, Letramento Digital, Barbearia, Fotografia, Arte Culinária, Artes Cênicas, Administração e Empreendedorismo, entre outros.