ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PROJETO JOVEM SOCIAL INICIA NOVA TURMA

Projeto Jovem Social inicia nova turma com apoio da Prefeitura de Ilhéus

“Eu era uma daquelas pessoas que tinha tudo para dar errado. Carrego as marcas de uma infância e adolescência sofridas, e não tenho vergonha de dizer que cresci em um abrigo de adolescentes. Felizmente, aproveitei uma grande oportunidade e minha vida começou a mudar. Aprendi várias coisas e descobri na Fotografia o despertamento do meu ser. Sou Beatriz Ingredi, 21 anos, mãe, estudante de Serviço Social, escolhi o caminho da mudança e sou uma vencedora”. 

O relato da jovem e ex-participante da 1ª turma do Projeto Jovem Social, em Ilhéus, iniciativa que tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), emocionou a todos durante o lançamento da 5ª turma do projeto, na tarde de segunda-feira (3). O evento, que aconteceu no auditório da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), reuniu pais, responsáveis e profissionais que participam da formação. 

O Projeto Jovem Social tem como objetivo principal promover aos jovens ilheenses conhecimento técnico com incentivos à profissionalização, ingresso no mercado de trabalho de forma autônoma, rentável e segura. Durante cinco meses, os alunos têm aulas de preparação técnica em informática básica, fabricação de sabão, culinária (doces e salgados), fotografia, além de um módulo social.

Os alunos fazem parte da Rede de Acolhimento e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Medidas Socioeducativas (CREAS/ Medidas), da Rede Acolhimento e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O projeto é apoiado também pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e ministrado pela equipe técnica da Associação Padre Paulo Tonucci.

Coordenadora do CREAS/Medidas, Mara Borges, ressalta que este projeto não seria possível sem o olhar cuidadoso do prefeito Mário Alexandre. “O projeto funciona com o intuito de promover novas perspectivas de vida através do primeiro emprego, despertando potencialidades para o mercado de trabalho. Toda uma rede formada por instituições e equipe multidisciplinar faz parte do projeto”, explicou.

Tarciane de Jesus Santos, de 15 anos, está ansiosa para iniciar as aulas. “Eu ouvi falar muito sobre o projeto e desejo aprender o máximo que eu puder. Ajudou a transformar a vida de outros adolescentes e acredito que fará muito na minha vida”, comentou. “Quero participar do curso de cabelereiros e aprimorar minhas técnicas. Meu sonho é abrir um salão de beleza”, contou entusiasmada Rafaella Dias, 16 anos, que reside no Moradas do Porto.