O Restaurante Universitário (RU), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ilhéus, tem gerado transtornos para muitos alunos. Com a falta de fichas para o almoço, muitos estudantes têm ficado sem opção de alimentação no campus universitário.
Segundo relatos de alunos, a situação tem se agravado nos últimos dias. Na segunda-feira, dia 13 de março, a fila para a obtenção de fichas já era grande antes mesmo do início do atendimento. No dia seguinte, a situação piorou, com apenas 150 fichas disponíveis, por volta de meio dia e uma fila enorme se formando.
Um dos muitos estudantes que tem enfrentado dificuldades para se alimentar no campus é André Borghi, que cursa Comunicação Social na UESC. Ele relatou que, tanto na segunda quanto na terça, a fila para a obtenção de fichas estava enorme e que havia poucas fichas disponíveis para os alunos.
“Hoje cheguei no RU por volta de meio-dia, a fila estava dando voltas embaixo dos toldos, se formando fora deles também, e tinha apenas 400 fichas disponíveis. Ontem (13/03) cheguei no RU antes das 13h e tinha só 150 fichas com uma fila enorme. Precisei comer no restaurante em frente à UESC. Já na janta o subsídio estava acabando antes das 18h”, relatou o estudante.
Diante da situação, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), da UESC se mobilizou e articulou um lanche no Centro de Extensão Universitária (CEU), para tentar garantir o mínimo de alimentação para os estudantes afetados pela falta de fichas. O DCE também se reuniu com os Centros e Diretórios Acadêmicos para articular uma cobrança conjunta pela liberação dos subsídios.
A redação do site Ilhéus 24H buscou contato com a Universidade, através da Assistência Estudantil (ASSET), e da Reitoria. Mas não tivemos respostas até o momento, desses setores. Fica o espaço para maiores esclarecimentos, mas os estudantes não podem esperar. Enquanto isso seguem enfrentando dificuldades para se alimentar no campus universitário.
Ver essa foto no Instagram