O feriado do Dia das Crianças já registra números positivos. No dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também celebrado no dia 12 de outubro, a rede hoteleira atingiu a marca de 100% de ocupação dos leitos nos principais hotéis da cidade, segundo Rafael Espírito Santo, diretor de hotéis da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL).
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a cidade deve receber mais de 10 mil turistas, vindos em sua maioria do estado de Minas Gerais devido à “Semana do Saco Cheio”, compreendida entre o feriado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia dos Professores.
Contudo, visitantes de São Paulo, Brasília e do interior da Bahia também estão aproveitando o feriadão para curtir as belezas locais. A Setur informa que o turista gasta de R$ 800 a R$ 1.000 por dia em Ilhéus.
Detentora do mais extenso litoral entre os municípios da Bahia, as praias de Ilhéus estão sendo um dos atrativos turísticos mais procurados. Conforme a Secretaria de Ordem Pública (Seop), ao chegar à praia é recomendado que o banhista procure um salva-vidas para ser orientado sobre os locais mais seguros.
A população deve ficar atenta às placas de sinalização e frequentar somente locais onde há um posto ativo. É importante que os banhistas estejam atentos à sinalização de perigo e evitem as áreas de maior risco. O cuidado com as crianças também precisa ser redobrado para evitar afogamentos e desaparecimentos.
Temporada de cruzeiros – O Município estima 100 mil turistas, no período compreendido entre outubro de 2023 e abril de 2024. A temporada de cruzeiros contará com mais de 30 navios atracando no Porto do Malhado e também promete movimentar todo o trade.