De acordo com a Secretária de Saúde do Estado, a ocupação dos leitos da região sul é considerada crítica. Em Ilhéus, os Hospitais, Vida Memorial e Costa do Cacau tem 100% e 85% dos leitos de UTI ocupados.
As Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para pacientes com Covid-19 na região sul estão com 80% das ocupações preenchidas. No total, são 171 leitos de UTI em nove unidades hospitalares.
Dessas unidades, seis estão com ocupação acima de 80% em leitos de alta complexidade, incluindo os hospitais Vida Memorial (100%), Costa do Cacau (85%), em Ilhéus, e os Hospital de BASE (88%) e Calixto (100%) em Itabuna.
Ainda segundo a SESAB, em relação aos leitos clínicos adulto, são 216 vagas em toda região Sul e a ocupação é de 74%. Os hospitais Prado Valadares (80%), São Vicente (100%) e AMEC (100%) são os mais críticos, com ocupação acima de 70%.
O Hospital Manoel Novaes está com 67% dos leitos ofertados para crianças ocupados. A unidade é referência no atendimento materno-infantil na região sul do estado.
Na tentativa de reduzir a taxa de ocupação dos leitos, a Prefeitura de Ilhéus prorrogou o toque de recolher, das 23h às 5h, e continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico e são vedados os eventos recreativos em logradouros públicos ou privados. Segundo o último boletim divulgado, a cidade já registra 471 óbitos por COVID 19.
Em contra partida, a região sul já aplicou 353.708 vacinas de primeira dose e 172.891pessoas já receberam também a segunda dose da imunização.