Adélia foi secretária de Ciência e Tecnologia e Saúde de Ruy Costa e de Educação na gestão Jerônimo, de onde saiu para ser pré-candidata a prefeita de Ilhéus
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, voltou a elogiar a capacidade de gestão da professora e médica Adélia Pinheiro, pré-candidata a prefeita de Ilhéus pela coligação Mudança para a Vida Melhorar. Ele falou da aliada política nesta quinta-feira (8), em entrevista ao Jornal Interativa News, da Interativa FM 93.7, de Itabuna.
Questionado sobre a existência de duas pré-candidaturas da base do Governo do Estado em Ilhéus, o ministro foi diplomático, mas avisou que virá à cidade no período eleitoral. “Já conversei com a nossa ex-secretária Adélia, é uma mulher competente, capaz. E, no momento adequado, eu vou lá, sim, me manifestar sobre o processo da eleição”.
Segundo Rui, não é seu papel julgar a decisão do prefeito Mário Alexandre (PSD) de indicar um sucessor. “É um direito dele, assim como é direito do PT e da ex-secretária, que tem a vontade de demonstrar toda a sua capacidade e cuidar da cidade de Ilhéus. É legítimo. A democracia é isso. O povo vai escolher, e cada um vai emitir sua opinião sobre a eleição. Eu não ficarei omisso. Você pode ter absoluta certeza. Eu vou me manifestar”, concluiu.
Parceria no governo do estado – Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz por dois mandatos, Adélia Pinheiro deixou a Universidade a convite do então governador Rui Costa, em 2019, para administrar a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dois anos depois, Rui a nomeou secretária da Saúde da Bahia, cargo que exerceu até assumir a Secretaria da Educação do Estado (SEC) no Governo Jerônimo.
Neste ano, Adélia deixou a SEC e lançou a pré-candidatura a prefeita de Ilhéus pelo PT. Ela chega à reta final da pré-campanha com a maior coligação do município, reunindo nove partidos, inclusive o PDT, que indicou o vereador Augustão para a vice.