Por meio de decreto, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, determinou a realização de uma auditoria operacional no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), inclusive na Central de Regulação.
Hoje, o serviço conta apenas com uma ambulância, o que torna impossível o atendimento a todas as solicitações.
Segundo a Secom, a medida foi adotada considerando a relevância do serviço público de atenção à urgência e as diversas queixas de ineficiência no funcionamento do serviço no município.
O objetivo da auditoria é avaliar a prestação do serviço, especialmente quanto ao cumprimento dos indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a legislação que dispõe sobre seu funcionamento, com exame dos meios materiais, técnicos e de pessoal utilizados.
Conforme o decreto, a Corregedoria Geral do Município terá um prazo de 30 dias para apresentar relatório da avaliação, apontando as eventuais deficiências e sugerindo medidas para a melhoria no serviço e, se for o caso, as responsabilidades.