ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SEC IMPLEMENTA COMISSÃO PARA AMPLIAR EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Nesta segunda-feira (23), durante uma sessão ordinária realizada no Parque Tecnológico da Bahia, foi votada pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), vinculado à Secretaria de Educação (SEC), uma portaria para a criação de uma comissão destinada ao desenvolvimento de um documento que estabelecerá diretrizes sobre a educação científica nas escolas públicas. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), visa aprimorar o ensino de ciência e tecnologia no estado.

O secretário da Secti, André Joazeiro, enfatizou a importância de expandir a educação científica como uma oportunidade para a juventude, ressaltando os benefícios do aprimoramento do sistema educacional público para o progresso do estado. “Estamos montando um grupo de trabalho para discutir uma regulamentação da educação científica na escola. Qualificar o ensino em nossas escolas públicas trará desenvolvimento para o estado”, declarou o secretário.

A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, expressou satisfação com a parceria estabelecida com a Secti, destacando a importância da iniciativa para a rede estadual de educação. “Essa iniciativa demonstra a importância de ter a Secti como parceira, fomentando junto conosco a educação científica para nossas crianças, jovens, adultos e idosos também”, afirmou Adélia.

Segundo o presidente do Conselho, Paulo Gabriel Nacif, a decisão de implementar a comissão foi motivada pelo interesse da Secti em fortalecer a educação científica em todo o estado da Bahia. “Fomos provocados pela Secti, através do secretário Joazeiro. A partir disso, nós construímos essa agenda de modo a institucionalizar as atividades de educação científica, de forma profunda nos territórios da Bahia. Então, como queremos construir essa resolução por meio da participação de toda a sociedade, lançamos a portaria para que possamos contribuir com essa mobilização”, afirmou Nacif.

Além dos secretários da Secti e SEC e do presidente do CEE-BA, estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Conselho, Roberto Gondim, o Chefe de Gabinete da Secti, Marcius Gomes, o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, e outras autoridades. A implementação dessa comissão representa um passo significativo em direção à promoção de um ambiente educacional mais enriquecedor e orientado para a ciência e a tecnologia nas escolas públicas baianas.