A Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizará um mutirão para recadastramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência, nos dias 27 e 28 de dezembro, das 8 às 16 horas, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, Cidade Nova. Todos os beneficiários do BPC devem realizar o cadastramento no Cadastro Único (Cadúnico) do governo federal para continuar recebendo o benefício.
A obrigação é prevista em portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que determina a inscrição para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o BPC e que ainda não estão inscritos no CadÚnico. O BPC é aquele benefício que não recebe 13º salário.
A inscrição no CadÚnico vem sendo realizada desde o ano de 2017. A coordenadora do setor de Benefícios Sociais da SDS, Alba Magnólia, informa que os beneficiários que ainda não realizaram o cadastro não precisam esperar o mutirão. “Os beneficiários podem se deslocar até a sede antiga da SDS, localizada na Rua Vereador Mário Alfredo S/N, bairro Conquista, das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira e realizar logo o cadastro. Pode procurar também os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), próximo da sua residência. Não precisa esperar o mutirão. É bom adiantar, pois o prazo já está terminando. Estamos atendendo todos os dias, basta levar a documentação necessária, é bem rápido”, salienta.
Documentos – Os idosos e as pessoas com deficiência devem levar os seguintes documentos originais, inclusive das pessoas que moram na casa: RG, CPF, comprovante de residência, telefone para contato, carteira de trabalho, título de eleitor, laudo médico que tiver em casa, certidão de nascimento (criança). Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (73)3234-5861.
O CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais. Um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, escolaridade e situação de trabalho e renda, entre outras informações.