O transcurso do Dia do Profissional de Educação, agora em agosto, foi comemorado durante um encontro de congratulação entre professores e os demais funcionários da rede de ensino de Ilhéus. O evento homenageou os profissionais que se dedicam à manutenção e expansão da rede pública municipal que, atualmente, atende a cerca de vinte mil alunos, da educação infantil ao ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na atual gestão, investimentos têm sido feitos com o objetivo de recuperar a rede de unidades escolares vinculadas à secretaria municipal de Educação (Seduc). Até agora, nove escolas já foram totalmente reformadas. São elas: Escola Municipal Pinóquio, com ampliação, e Escola Odete Salma, no bairro do Malhado; Anexo da Escola Pinóquio, também no Malhado; Escola Sérgio Carneiro, em Olivença; Escola Barão de Macaúbas, no Pontal; Escola Pequeno Príncipe, na Conquista; Escola Sementinha de Esperança; Escola de Águas de Olivença; e CAIC, na zona sul.
A construção da unidade escolar de Piaçaveira, localidade do distrito de Japu, abandonada durante 26 anos, com toda sua simplicidade, tornou-se um símbolo do trabalho de resgate da rede de ensino. A escola foi exibida em reportagem no Fantástico, da Rede Globo, no início de 2017, como exemplo de desrespeito com a Educação no município. A velha estrutura de madeira, desgastada pelo tempo, insalubre e cheia de infiltrações, ganhou um projeto moderno, com características de uma escola de verdade.