Os desafios da Educação para o ano letivo de 2018 foi o ponto de partida da rodada de discussões proposta pela secretaria municipal da pasta, em Ilhéus, realizada, ontem, dia 16, no Espaço de Formação da SEDUC. O objetivo do encontro foi reunir todos os diretores escolares, coordenadores pedagógicos e supervisoras técnicas para discutir e planejar as estratégias da gestão escolar para o projeto político pedagógico do ano letivo de 2018.
Entre os assuntos debatidos, a reserva técnica na educação infantil, que trata da redução da carga horária do professor de 40 horas para 26 e, de 20 para 13 horas semanais, com início em fevereiro. As demais horas serão supridas por estagiários do curso de Pedagogia, aptos a ocuparem a função. Discutiu também sobre o reajuste do piso salarial determinado por lei e cumprido pela atual gestão. Por fim, os gestores articularam o balanço do encerramento das matrículas externas do ano letivo 2018, que vai até o próximo dia 19 de janeiro.
“Esse encontro é de fundamental importância para que as ações previstas para o ano letivo sejam implantadas com qualidade, além de ser um espaço de diálogo e reflexão sobre as práticas correntes em cada unidade escolar, propondo às equipes gestoras, o planejamento e execução da Jornada Pedagógica nas escolas”, argumenta Eliane Oliveira, secretária de Educação.
A secretária fez questão de reforçar a exigência do prefeito Mário Alexandre quanto ao cumprimento de todas as obrigações administrativas vigentes na lei, em acordo com o Plano de Cargos e Salários e o Plano Municipal de Educação (PME) aos professores da rede municipal de ensino.