O clima de insegurança em escolas da Bahia se instalou após ameaças de ataques em vários municípios do estado, incluindo Ilhéus, onde familiares de alunos de diversas instituições de ensino receberam informações sobre possíveis ataques às escolas e colégios.
As ameaças foram recebidas por meio de redes sociais, não só em Ilhéus, mas em outras cidades do estado e do país, gerando medo e preocupação entre a população, especialmente pais e estudantes. As autoridades estão trabalhando em conjunto para garantir a segurança nas escolas e evitar qualquer tipo de violência.
O diretor do CEEP Chocolate, Julierme Couto, confirmou que a Polícia Militar, por meio da 68ª CIPM, já foi acionada e garantiu a presença de viaturas na porta da escola para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação. A direção também registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil na tarde deste domingo (09), no plantão ordinário da delegada Andréa Tambone Menezes.
No momento da produção desta reportagem, a Polícia Militar já intensificou as rondas nas imediações de escolas e demais instituições de ensino. É válido ressaltar que, em ambientes virtuais, existem indivíduos motivados a causar medo ao disseminarem ódio e desinformações, os chamados “trolls”. Por isso, é importante ficar em alerta, mas também é preciso manter a calma e as atividades normalmente. A qualquer momento, mais informações estarão disponíveis.