A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), esclarece sobre a situação física da Rua 8, do Jardim Pontal. A localidade, assim como outras áreas do município de Ilhéus, se encontra em leito natural, com simples tratamento superficial à base de cascalho compactado, sem pavimentação e sem rede de drenagem profunda.
Desde o início da atual gestão, a Seinfra já realizou intervenções para manutenção da trafegabilidade nesta rua, como raspagem de material encharcado (lama), espalhamento de cascalho com motoniveladora e compactação com rolo vibratório liso. Cabe salientar que no dia 11 de julho, a secretaria realizou intervenções deste tipo na rua e em ruas adjacentes.
É imperioso destacar que, pelo alto índice pluviométrico dos meses de junho e julho, aliado às diversas ruas e aos mais de mil quilômetros de estradas vicinais do município, necessitaram assim, de atenção desta secretaria municipal, que reconheceu a crise e a escassez de recursos públicos enfrentada por muitas prefeituras no Brasil.
Entende também que a pouca estrutura de maquinário e pessoal de campo que o governo municipal herdou das gestões anteriores, não conseguiu atuar em todos os lugares ao mesmo tempo, e nem abrir frentes de serviço, porém, o esforço e o trabalho contínuo sempre estiveram e estarão em evidência, para atender os anseios da população.
Nesta gestão, a Seinfra realizou algumas visitas técnicas nas ruas 07, 08 e 02, no ano de 2018, para a identificar quais serviços de infraestrutura seriam necessários. Com as informações, foram elaborados os projetos de engenharia, que inclui calçada, meio fio, sarjeta, sistema de drenagem profunda, pavimentação asfáltica com sinalização vertical e horizontal das vias.
A Prefeitura de Ilhéus salienta, inclusive, que tem buscado programas junto aos governos estadual e federal para viabilização financeira e execução das obras de urbanização da localidade mencionada, como já realizadas em outras do município, a exemplo das ruas Santa Bárbara, Nova Jerusalém (Vilela) e Orto Florestal, 2ª Travessa da Linha (Barra).
Recentemente, o governo ilheense autorizou, e já se encontra em plena execução, o complexo de ruas da Ouro Verde e Vila Queiroz (Basílio), na zona norte, e mais seis ruas do município que estão em fase de conclusão dos processos. Na sequência, segue para autorização de licitação pela Caixa Econômica Federal.