Itamaraju e Itapetinga entraram em campo neste domingo (16) com um mesmo objetivo. Ambas as seleções buscavam o tricampeonato da maior competição de futebol amador do país. Mas, após 90 minutos de tempo regulamentar e uma disputa acirrada de pênaltis, os Itamarajuenses alcançaram o terceiro título (2002, 2004 e 2018) e fizeram a festa no Estádio Juarez Barbosa, o “Barbosão”.
Após a derrota no jogo de ida, em Itapetinga, por 1 a 0, Itamaraju contou com o apoio da torcida para buscar o triunfo pelo mesmo placar. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Breno levantou bola na área, o zagueiro deu condição e Naian apareceu por trás para desviar de cabeça e marcar o único gol, que levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, os dois goleiros brilharam. Eric defendeu duas cobranças, de Serrote e Juninho. Geovane também pegou duas, de Ley e Miller. Mas, nas cobranças alternadas, Jucinho desperdiçou, ao chutar para fora, e viu Guilherme converter e garantir a vitória por 5 a 4 para Itamaraju.
O tri dos itamarajuenses foi também o quinto título do técnico Beto Oliveira, sendo o segundo consecutivo. Em 2017, ele levou Eunápolis ao título inédito. Já em 2001, 2004 e 2010 levantou a taça por Coarací, a própria Itamaraju e Porto Seguro, respectivamente.
Após a final, a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizou a entrega das premiações aos campeões e vice-campeões do Intermunicipal 2018. A cerimônia foi comandada pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente, Ricardo Lima, e o assessor jurídico, Manfredo Lessa.