A professora Carmelita Oliveira foi eleita neste domingo a nova presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) no Processo de Eleições Diretas (PED). Todos os filiados à legenda na cidade puderam votar durante o domingo (10) também para os diretórios estadual e nacional. Carmelita obteve 97 por cento dos votos válidos e vai comandar a sigla em Ilhéus nos próximos quatro anos.
Somente 40% dos aptos a vota exerceram o direito. Destaque para a tendência Democracia Socialista que conseguiu, em Ilhéus, votação expressiva.
O resultado oficial do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores só será anunciado nesta terça-feira. Em Ilhéus o atual presidente nacional da sigla, Rui Falcão, obteve 83 por cento dos votos, contra apenas 11 por cento do segundo colocado, Paulo Teixeira. Na estadual, Everaldo Anunciação obteve 378 votos, o correspondente a 86 por cento dos votos, ficando o jornalista Ernesto Marques em segundo, com 56 votos, o equivalente a 13 por cento.
Para a Professora Carmelita, a eleição direta dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores representa uma vitória da democracia, já que o PT é o único partido onde cada filiado, cada militante escolhe seu diretório.
Em Ilhéus a eleição aconteceu em chapa única porque que os militantes entenderam a necessidade no momento de união e de fortalecimento do partido, que ao longo dos anos tem demonstrado um significativo crescimento na cidade. Professora Carmelita vai suceder a arquiteta Marilene Lapa, atual presidente do PT em Ilhéus.