A comemoração da Semana da Água na região sul da Bahia abrangeu um total de 24 atividades desenvolvidas em sete municípios atendidos pela Embasa. As ações começaram no dia 19 de março e foram encerradas nesta quarta-feira (27) em Floresta Azul, atingindo um público estimado de quase dois mil estudantes das redes pública e particular de ensino, a maioria dos níveis fundamental e médio. Dentre as atividades, foram promovidas palestras, exposição da estação de tratamento de água piloto, oficina de sabão, visitas às instalações dos sistemas de água e esgoto e ao viveiro educador instalado no entorno da Barragem do Iguape, em Ilhéus.
Nas atividades, realizadas em cidades como Aurelino Leal, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibirapitanga, Itapitanga e Ilhéus, as pessoas foram sensibilizadas sobre a importância do uso consciente da água, mudanças climáticas que afetam diretamente a qualidade e quantidade de água para o consumo humano. Nas ações desenvolvidas pela área social da empresa, a assistente social da Embasa, Thaise Dias destaca que foram reforçados os benefícios da água tratada, cuidados com a rede de esgoto, preservação das matas ciliares, canais de atendimento da empresa, ações promovidas pela Embasa com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de vivenciar as várias etapas do processo de tratamento da água por meio de uma estação em miniatura. Ao final das atividades um jogo educativo com perguntas e respostas foi realizado para testar o conhecimento compartilhado entre os participantes.
A Embasa também promoveu a doação de mudas do Viveiro Educador: Ipê rosa, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Aroeira Pimenteira, Jenipapo e Pitanga. Vanessa Paim, membro do CGA, conduziu uma atividade para o público interno, quando colaboradoras da USI plantaram 20 mudas de espécies nativas no entorno do Viveiro Educador, em Ilhéus. Outras 80 mudas foram doadas para colaboradoras e funcionários da empresa Solar Coca Cola.