Pequenos empreendedores de Ilhéus participaram, entre os dias 31 de março e 4 de abril, da Semana do Microempreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio aos Pequenos e Micro Empresários (Sebrae) e pelo Balcão do Empreendedor, serviço prestado pela Secretaria Municipal de Industria e Comércio.
Durante o período, os investidores se inscreveram em cursos, regularizam documentos, tiveram acesso a linhas de crédito e expuseram seus produtos no foyer do Teatro Municipal. O encerramento do evento contou com um recital apresentado pela cordelista Janete Lainha e show da dança do ventre com a professora Hadhija, na Praça Dom Eduardo.
Conforme o agente de Desenvolvimento da Sedic, Roberto Garcia, a participação tanto dos microempresários quanto da população superou a expectativa dos organizadores. “A procura no Balcão do Empreendedor foi grande e o resultado real nos deixou muito satisfeitos: o movimento de profissionais que nos procuraram para regularizar sua atividade como empreendedor individual foi intenso; efetuamos 22 contratos junto ao Programa de Micro-crédito do Governo do Estado da Bahia(Credibahia), o que é um número bastante significativo para uma semana, além das exposições no foyer do Teatro Municipal, houve muitas solicitações trabalhar no Aleluia Ilhéus”, destaca Roberto Garcia.
Embora o evento tenha sido encerrado na sexta-feira, dia 4, os microempreendedores de Ilhéus ainda podem participar das capacitações promovidas pelo Sebrae em diversas áreas. Os cursos gratuitos iniciaram na quarta-feira, dia 2, e acontecem até o dia 29 de maio.
Conforme o cronograma, na próxima quinta-feira, dia 10, será ministrado o curso Empreender; na terça-feira, dia 15, o tema será Crédito, e no dia 24/04, Comprar. Em maio, as atividades terão início no dia 08, com o tema Controlar meu Dinheiro, no dia 15/05 será o conteúdo do encontro será Planejamento, no dia 22/05, Como Vender, e para finalizar a programação no dia 29/05, será promovido o curso Controlar meu Dinheiro.
As inscrições para os cursos podem ser realizadas no próprio Sebrae (na Praça José Marcelino, Centro), período das 9 às 17 horas ou no Balcão do Empreendedor (no térreo do Anexo das Secretarias, rua Santos Dumont, Centro), no período das 8h30 às 18 horas. Em média, cerca de 30 pessoas participam de cada capacitação. Consultora de perfumaria e boleira, Sandra Maria Souza Diniz, se inscreveu para o curso Sei Vender, realizado na última quinta-feira, dia 3.
O conteúdo incluiu temas referentes ao ambiente da empresa, o tratamento ao cliente, além de orientações sobre administração e gerenciamento de crises. “É muito bom participar dos cursos, porque aperfeiçoamos a qualidade do nosso atendimento e dos nossos produtos, possibilitando que o cliente sinta sempre vontade de retornar ao nosso estabelecimento”, afirma a empreendedora individual.