Segundo informações da assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça da Bahia, mais de 20 mil processos estão inscritos na Semana Nacional de Conciliação, como forma de apressar a solução de conflitos entre os jurisdicionados.
As inscrições seguem até dia 3 de outubro. A meta é alcançar o número de 35 mil processos para manter a Bahia como campeã brasileira de conciliações, atualmente com o número de 100 mil causas resolvidas.
O primeiro passo para fazer um bom acordo, em que todas as partes fiquem satisfeitas, é pedir a inscrição, por escrito, na vara ou juizado especial onde o processo vem sendo movimentado. Na internet, você pode garantir sua vaga, clique aqui.
A confirmação da inserção do processo na pauta da Semana Nacional de Conciliação depende da avaliação, observando-se uma série de critérios, como o potencial ofensivo. Os pedidos de inscrição serão analisados pelo Núcleo Integrado da Conciliação do TJBA.
Desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça, com a proposta de solucionar conflitos judiciais, a Semana Nacional de Conciliação acontecerá de 17 a 28 de novembro, com a participação de toda a equipe de profissionais do Poder Judiciário.
O Tribunal de Justiça da Bahia desenvolve o trabalho permanente de conciliação em balcões de Justiça e Cidadania espalhados em 40 bairros de Salvador e mais 46 comarcas do interior do estado.