ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SEMINÁRIO DEBATE CRIAÇÃO DE REGIÃO METROPOLITANA NO SUL DA BAHIA

Acontece em Ilhéus, nesta quarta-feira (13), o Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia: Uma Propostaque tem por objetivo iniciar o processo de discussão, em prol da criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, envolvendo as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos. 
O evento acontecerá das 8:30 às 17h, no Centro de Convenções do Hotel Praia do Sol, situado no km 0 da rodovia Ilhéus-Olivença. 
O seminário será aberto pelo diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e pelos outros dirigentes dos órgãos e entidades envolvidos. Em seguida haverá  a palestra “Gestão de Regiões Metropolitanas”, ministrada por Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa, e coordenador da Rede Ipea e do projeto Governança Metropolitana no Brasil.
Também pela manhã, acontece a palestraRegiões Metropolitanas e as Funções Públicas de Interesse Comum”do arquiteto e urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano, Jório José Carneiro Barretto Cruz. 
No período da tarde acontecerá a apresentação dos dois artigos do livro que será distribuído no Seminário: a primeira será do Secretário de Desenvolvimento (SEDUR), Cícero Monteiro, com a exposição do artigo “Proposta de Delimitação da Região Metropolitana ou Aglomeração Urbana do Litoral Sul”. Depois será a apresentação do artigo da Bahiagás, pelo professor Fernando Cardoso Pedrão – doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia da qual também é docente. O seminário será marcado ainda por uma série de debates sobre os temas apresentados. 
Região Metropolitana – Uma Região Metropolitana é definida pelo agrupamento de municípios vizinhos, integrantes do mesmo complexo geoeconômico e social com características de conurbação,que possuam vínculos sócio-econômicos e deslocamento permanente da população entre as cidades por exigência de acesso a trabalho, educação, emprego e saúde, por exemplo. 
De acordo, com o diretor – presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a Região Sul da Bahia tornou-se um dos mais importantes centros de obras estruturantes do Estado. O novo complexo logístico produtivo do Sul: Ferrovia Oeste-Leste, Novo Porto Sul Bahia, Aeroporto Internacional e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a Universidade Federal do Sul da Bahia. O grande desafio da região será dimensionar os impactos desses novos investimentos. 
“Os municípios precisam se preparar para essa nova realidade, o que faz entrar em discussão, com muita intensidade, a construção da Região Metropolitana do Sul da Bahia, a articulação não só econômica, mas política e urbana das cidades que compõem a região. Novos e atuais problemas de mobilidade urbana, saneamento, tratamento de resíduos sólidos, questões ambientais, saúde e segurança, farão parte de uma agenda a ser construída e enfrentada, o que exige novos arranjos institucionais na esfera municipal, estadual, federal e iniciativa privada”, explica Davidson.