O servidor da Prefeitura de Itabuna, Luciano Estevam, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento, teve seu nome aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar do Teste de Segurança da Urna (TPS 2023). Seu nome ficou na 6ª colocação da seleção realizada pelo TSE, que teve o objetivo de escolher investigadores e investigadores que participarão do TPS 2023.
Luciano Estevam participará do TPS nos dias 10 e 11 de outubro, na sede do Tribunal, em Brasília, com a presença do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministro Alexandre de Moraes. Importante lembrar que o Teste Público sempre acontece um ano antes das eleições e se apresenta como uma das inúmeras fases de auditoria que os sistemas eleitorais passam antes das eleições, com o objetivo de identificar vulnerabilidades ou falhas, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria.
Luciano Estevam é formado em Técnico em Contabilidade, e passou por uma análise curricular da comissão interna do TSE, que escolheu ele e outras 84 pessoas. Ele que já fez parte do corpo de jurados do Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna, acredita que seu nome foi escolhido por conta da sua atuação na sociedade local.
“É uma honra contribuir como cidadão itabunense para a justiça brasileira. Minha inserção na sociedade pesou na escolha e para mim é motivo de muita alegria ajudar nesse processo democrático, que demonstra a lisura e a credibilidade da nossa justiça”, comemora.