O Ministério da Saúde atrasou a entrega de pelo menos 22 medicamentos de alta complexidade para o sistema de saúde baiano neste mês. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), medicamentos para tratamento de doenças graves como o câncer, HIV, diabetes, Alzheimer entre outros, se encontram com estoque zerado no estado.
Ainda de acordo com a secretaria, outros 14 medicamentos, que tratam pacientes com artrite reumatoide, espondilite, crohn, psoríase, doença renal, esclerose múltipla, esquizofrenia, fibrose cística, mucopolissacaridose do tipo VI e psoríase. encontram-se com fornecimento irregular e podem acabar em um prazo de 30 a 60 dias.
De acordo com o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), Luiz Henrique d’Utra, o problema no abastecimento pela pasta tem sido recorrente.
“A frequente irregularidade no abastecimento dos estoques de diversos medicamentos vem sendo notificada de modo reiterado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao Ministério da Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).