Por meio do decreto municipal nº 019, publicado na sexta-feira, dia 20 março de 2020, a prefeitura de Ilhéus suspendeu as atividades e regulou o horário de funcionamento de vários estabelecimentos empresariais, comerciais, religiosos, entre outros.
Entre os locais que estão incluídos no referido decreto para suspensão de funcionamento até o dia 31 de março de 2020, estão as instituições financeiras, entre essas, os bancos, que não terão expediente a partir desta segunda-feira (23).
Durante esse período estarão suspensas as atividades nas instituições financeiras, podendo esse prazo ser prorrogado, caso necessário, conforme decretado pelo poder municipal.
O Sindicato dos Bancários de Ilhéus informa que tal medida, incluindo as instituições financeiras, foi uma solicitação da entidade sindical, atendida pela Prefeitura Municipal de Ilhéus e atende às recomendações de autoridades sanitárias, inclusive da Organização Mundial de Saúde (OMS), diante do cenário global da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O objetivo é priorizar a preservação da saúde da categoria bancária, clientes e da população em geral.
Recomendações à população:
Ir às salas de autoatendimento (caixas eletrônicos) apenas em casos de extrema necessidade;
Procurar manter a distância de dois metros para outros indivíduos;
Evitar aglomerações nas salas de autoatendimento e caixas eletrônicos externos;
Todos esses cuidados são necessários para evitar a propagação do Covid-19 dentro das agências bancárias.