Na manhã deste sábado (19), alguns surfistas encontraram várias manchas pequenas de óleo na praia do Itacarezinho, em Itacaré. A notícia foi divulgada através do Instagram @surfbahianaspraias. As manchas que tem provocado preocupação dos ambientalistas ainda não tinha sido noticiada na região sul da Bahia. Se confirmadas a chegada do óleo a Itacaré, a situação pode representar risco para outras praias da Costa do Cacau.
Órgãos de defesa do meio ambiente alertam para que as pessoas não entrem em contato com o óleo e evitem tomar banhos nas praias afetadas com a presença do derivado do petróleo. Se algum animal for encontrado ferido ou em contato com óleo, ligue para Polícia Ambiental (190) ou Guarda Civil Municipal. Em caso de reação alérgica ao toque ou ingestão do óleo, procure imediatamente uma unidade básica de saúde.
https://www.instagram.com/p/B3zQZNRHJlq/?igshid=nm4tub5b660l
Atualização: Um vídeo feito por banhistas e publicado na página do Instagram do Ilhéus Eventos, mostra pequenos pedaços sólidos que podem ter o óleo como origem. Aparentemente o material foi encontrado na praia do Cururupe, evidenciando uma progressão mais rápida do que o imaginado.
https://www.instagram.com/p/B3znkrwA_Eh/