ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

TARTARUGA GIGANTE ENCONTRADA EM PRAIA DE ILHÉUS VOLTA A ENCALHAR E É SALVA NOVAMENTE

Foto: Projeto (A)mar/Divulgação

A tartaruga-de-couro, conhecida também como tartaruga gigante, que foi encontrada encalhada em uma praia na zona norte de Ilhéus, na semana passada, encalhou novamente.

Desta vez, ela foi achada região da Península de Maraú, também no sul do estado, e foi salva por ambientalistas. Segundo o Projeto (A)mar, que trabalha no monitoramento e preservação de tartarugas, o animal, que é uma fêmea adulta com cerca de 2 metros, está ameaçado de extinção.

Apelidada de “Esperança”, a tartaruga foi encontrada encalhada na quinta-feira (22), na praia de Piracanga, em Maraú, distante quase 150 km de Ilhéus. Como ela foi achada em uma região pesqueira, a suspeita é que o encalhe tenha sido provocado por emalhe em materiais de pesca.

De acordo com informações do projeto (A)mar, o animal estava bastante debilitado e foi resgatado por equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Conforme o projeto, desde que foi solta, após o primeiro encalhe, a tartaruga estava sendo monitorada à distância. A fase de alerta do monitoramento dura entre 72 horas e 96 horas, mas o animal foi encontrado 104 horas depois de ser devolvido ao mar, quando essa etapa já tinha sido encerrada.

Primeiro resgate

A tartaruga-de-couro estava com uma das nadadeiras dianteiras amputadas quando foi encontrada encalhada em Ilhéus, no dia 15 de outubro. O ferimento já estava cicatrizado.

Ela estava debilitada quando foi encontrada e foi analisada e estabilizada pelos ambientalistas. Após a avaliação, ela foi devolvida em uma praia onde o mar é mais calmo, sem ondas.

Isso porque, segundo o Projeto (A)mar, a tartaruga não conseguiria romper a zona de arrebentação das ondas sozinha sem as duas nadadeiras dianteiras. Além disso, no local em que ela foi encontrada tinham boias de redes de espera, que a colocavam em risco.

De acordo com os ambientalistas, tartarugas-de-couro conseguem sobreviver em vida livre mesmo com uma só nadadeira dianteira.

Conforme informações do projeto, a tartaruga-de-couro é uma espécie oceânica e se aproxima da costa durante o período reprodutivo. Mesmo sendo rara, animais da espécie têm sido encontrados pelo país. [G1]