A Tenda caiu, mas o Teatro Popular de Ilhéus segue de pé – e vivo! Para o mês de outubro o grupo traz muitas atividades, por enquanto ainda não presenciais, e todas inteiramente gratuitas, transmitidas pelo TPIFLIX, o canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube, sempre às 19 horas. São oito sessões de espetáculos, programação especial do mês das crianças com contações e poesias, além de quatro dias de debates com convidados especiais.
Nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro, sextas-feiras, será exibida a performance audiovisual IntimIDADES. A montagem apresenta o relato de três atrizes sobre o tempo, o corpo e o sonho. A partir de cenas gravadas e também de cenas ao vivo, o público fará uma viagem na memória das três atrizes/personagens, sua relação com o corpo que se transforma no tempo, as lutas diárias contra o patriarcado e os seus sonhos. A performance busca refletir sobre os conflitos que o tempo nos impõe, abrindo uma janela num diálogo entre passado, presente e futuro. Com Tânia Barbosa, Iara Colina e Mãe Ilza Mukalê, o espetáculo tem dramaturgia coletiva, encenação de Romualdo Lisboa, músicas de Eloah Monteiro e letras de Romualdo Lisboa com arranjos de Pablo Lisboa.
Já nos sábados, dias 9, 16, 23 e 30 é a vez do espetáculo “Teodorico Majestade: a última Live de um Prefeito”. Nesta versão online, o Teatro Popular de Ilhéus tenta contaminar o audiovisual com teatro, e o elenco do espetáculo abre suas casas para receber o público. “Teodorico Majestade: a última live de um prefeito” é o espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus que está em cartaz desde 2006. Teodorico, Prefeito de Ilha bela, está prestes a perder seu mandato depois que uma onda de denúncias de corrupção tomou conta dos noticiários. Até um grupo de teatro resolveu fazer um espetáculo sobre ele. Agora, está acuado, pressionado a assinar seu pedido de renúncia. Com Ely Izidro, Tânia Barbosa, Takaro Vítor, Cabeça Isidoro e Aldenor Garcia. Texto e direção de Romualdo Lisboa. Direção musical e composições de Cabeça Isidoro. Preparação de elenco de Luis Alonso-Aude.
Em comemoração ao mês das crianças, o TPI trás duas transmissões especiais para o público infantil. Para dia 12, a atriz e diretora Tânia Barbosa preparou um recital de poesias escritas especialmente para as crianças. São textos de Ruth Rocha, Cecília Meireles, Rosana Rios, Pablo Neruda, Vinícius de Morais, José Paulo Paes e outros autores incríveis. O recital tem acompanhamento musical de Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa.
No dia seguinte, 13 de outubro, vai ao ar um especial do quadro “Recontando Histórias Populares”. Quem ainda não viu as histórias “A casa, a Onça e a Coelha” e “Flok, o cachorrinho brigão”, agora vai poder assistir as duas num só vídeo. Tânia Barbosa, usando recursos de filtros e animação, reconta com um novo olhar as histórias que encantaram gerações, abrindo espaço para a diversidade. Com trilha sonora composta e executada por Pablo Lisboa, montagem e edição de Ruan Lisboa, “Recontando Histórias Populares” provoca a criatividade das crianças e incentiva o gosto a leitura.
Para fechar a programação do mês, nos dias 25 a 28 de outubro o Teatro Popular de Ilhéus realiza mais uma edição do quadro “Improviso, oxente!” O projeto de debates do Teatro Popular de Ilhéus tem o objetivo de buscar conteúdo, compartilhando com o público, para a montagem de “Sonho de uma Noite de Verão”, que foi interrompida em março de 2020, em função da pandemia. O tema é desta edição é “O Exercício da Cidadania”, e receberá quatro convidados muito especiais discutindo ao vivo o exercício da cidadania em algumas frentes vitais para a retomada das atividades neste cenário de pandemia. No dia 25, segunda-feira, Rui Rocha debate o tema “Cidadania e a luta pela preservação do meio ambiente”. Na terça, dia 26, Bebeto Galvão fala sobre “Cidadania e a luta por direitos trabalhistas, emprego e renda”. Já na quarta, dia 27, Iara Colina traz uma conversa sobre “Cidadania e a luta por equidade de gênero”. E fechando a programação, na quinta-feira, dia 28, Bernadete Souza reflete sobre “Cidadania e a luta pela terra”.
Toda a programação virtual do TPIFLIX, o canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube, pode ser acompanhada pelo link youtube.com/teatropopulardeilheus.
Nova sede – Desde fevereiro de 2021 o TPI vem dialogando com os sócios remidos do Clube Social do Pontal para a doação do terreno onde funcionou entre 1949 e 1996 um dos clubes mais ativos da região. E agora nossa equipe está de casa nova, preparando sua estrutura para receber o público em novembro, até que seja possível lançar uma campanha nacional para a construção do novo Teatro Popular de Ilhéus – um espaço plural, dinâmico e popular. Em breve o grupo anunciará uma campanha para a reforma e qualificação do novo espaço.
A manutenção do Teatro Popular de Ilhéus é parcialmente financiada pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do Fundo de Cultura da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia. Para essa instalação, o grupo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus através da Secretaria Especial da Cultura.