Pelo porto internacional do Malhado, em Ilhéus, devem chegar à cidade cerca de 80 mil turistas na alta estação. A previsão é da secretaria de turismo local, mas pode ir por água abaixo caso a tábua de maré não dê uma forcinha.
Explicamos: como publicado pelo blog O Tabuleiro, o porto precisa, há tempos, de uma dragagem para aumentar a profundidade da área em que os navios atracam.
Hoje, segundo o analista portuário Emerson Taves, ouvido pelo site, a profundidade é de menos de 9 metros e alguns cruzeiros se arriscam a arrastar o casco no fundo do mar.
O serviço de dragagem está paralisado desde o ano passado, enquanto uma nova licitação é preparada pelo governo do Estado.
Ao radialista Vila Nova, na última quinta-feira (21), o secretário de turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, confirmou a paralisação da dragagem e a nova licitação.
No ar, Alcides disse também que, por enquanto, a solução encontrada para a vinda dos navios de grande porte tem sido o ajuste de horário da saída do destino, para que o horário da chegada coincida com a alta da maré.