Professores tomaram as ruas de Ilhéus hoje pela manhã.
Representantes dos trabalhadores em educação de mais de 200 municípios da Bahia foram às ruas de Ilhéus, na manhã desta sexta-feira (06), para denunciar a forma como o prefeito Jabes Ribeiro vem tratando o ensino no município. O gestor é acusado de descumprir a lei que garante o piso nacional dos professores e o reajuste dos demais trabalhadores, além de não oferecer o transporte e nem a merenda escolar.
A caminhada fez parte do 17º Encontro de Funcionários da Educação, realizado em Ilhéus, promovido pela APLB-Sindicato, CNTE e CTB, em parceria com a APPI – Delegacia Sindical Costa do Cacau.
De acordo com os dirigentes da APLB-Sindicato, Ilhéus é conhecida a nível nacional por suas belezas e encantos, mas a postura do prefeito Jabes Ribeiro de agir fora da lei só faz manchar a história da cidade. A proposta dos trabalhadores em educação é divulgar em todos os municípios da Bahia a forma como o prefeito de Ilhéus vem desrespeitando a legislação, sem respeitar os direitos dos trabalhadores e sem investir no ensino, deixando milhares de crianças fora das salas de aula.
A caminhada contou com a participação também dos trabalhadores em educação de Ilhéus, alunos e pais, que denunciaram a situação crítica da educação no município. De acordo com os representantes dos pais, as escolas do município estão em situação crítica, algumas sem as mínimas condições de funcionamento, sem transporte e sem merenda escolar, mesmo tendo o Governo Federal já enviado recursos para a alimentação. Eles também fizeram questão de cobrar do prefeito que seja a cumprida a lei que garante o piso nacional e o reajuste dos trabalhadores.
A proposta feita pelos pais é a da realização de uma audiência pública com a participação dos membros do governo, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual, trabalhadores em educação e alunos para discutir os problemas e cobrar da Prefeitura as soluções. “A gente não agüenta mais esse descaso e essa enganação. Os trabalhadores e os estudantes merecem respeito”, disseram os representes dos pais.
Com a proposta de sensibilizar a comunidade para se engajar na luta dos trabalhadores em educação, os pais de alunos estão realizando caminhadas nos mais diversos bairros e distritos do município. A próxima caminhada será no próximo dia 10 de junho, às 14:30h, no Banco da Vitória, com uma concentração em frente ao colégio Herval Soledade. Já foram realizadas caminhadas no centro da cidade, no bairro Teotônio Vilela e no distrito de Lagoa Encantada.