Nos primeiros dez dias de propaganda eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu mais de 14 mil denúncias por meio do aplicativo Pardal, resultando em uma média de uma denúncia a cada minuto. O aplicativo, que permite a qualquer cidadão reportar irregularidades, tem sido crucial para monitorar o cumprimento das regras eleitorais.
Cerca de metade das denúncias são sobre campanhas para vereador, com São Paulo (2.891) liderando o número de queixas, seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271). A alta adesão ao aplicativo reflete a preocupação com o cumprimento das normas e o uso de tecnologias emergentes.
Além do Pardal, o TSE oferece o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que trata de desinformação e ameaças, reforçando o compromisso com um processo eleitoral transparente e seguro.
O aplicativo
Criado em 2012 e aprimorado ao longo dos anos, o Pardal é utilizado para denunciar propaganda ilegal, tanto nas ruas quanto na internet. O TSE encaminha as denúncias a juízes eleitorais, que podem determinar a remoção imediata de conteúdos irregulares.