Na próxima segunda-feira (23), o Conselho Universitário da UESC se reunirá para entregar o título de Doutor Honoris Causa a José Virgílio dos Santos, conhecido como Mestre Virgílio.
A solenidade está marcada para às 14h, no Auditório do Centro de Arte e Cultura da universidade, com público limitado a cem pessoas.
O título foi proposto pela professora Camila Righetto Cassano, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), com parecer do professor Sanqueilo de Lima Santos, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Em reunião virtual no dia 4 de agosto, o CONSU aprovou a concessão da honraria por unanimidade.
José Virgílio, o popular Mestre Virgílio, nasceu em 1934 em Ilhéus e em tempos de marginalização da capoeira, iniciou-se na capoeiragem com o apoio da avó materna.
Nos finais dos anos 90, Mestre Virgílio é “descoberto” pela capoeira Angola e encontra com o famoso Mestre Jogo de Dentro.
Desde 2016, às sextas-feiras, o Mestre Virgílio realizava rodas abertas ao público em sala da Biblioteca Municipal Adonias Filho, em Ilhéus e com a pandemia passou a ministrar cursos online.
Para a professora Camila Cassano, “esse título é o reconhecimento dos valores da cultura afro-brasileira e, em especial, o valor cultural da Capoeira. É o reconhecimento a uma pessoa que fez da sua vida um grande terreiro, onde pôde passar a todos, sem distinção, os seus conhecimentos”.