ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

UESC LANÇA EDITAL PARA FOMENTAR PESQUISA SOBRE TEMAS REGIONAIS

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) acaba de lançar um edital temático inédito com a finalidade de fomentar projetos de pesquisa que abranjam as várias dimensões da história e literatura regional, mata atlântica, mar, cacau e a sua importância na Cultura Grapiúna. Destinado aos docentes da própria instituição, com títulos de doutor ou mestre, as inscrições para o Edital 133/2024 estão abertas até o próximo dia 30 de agosto.

Coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), o edital Uesc Grapiunidades tem recursos alocados no valor total de 300 mil reais, provenientes da própria universidade. O objetivo é incentivar pesquisas que tenham como objeto de estudo temas regionais para a área principal de atuação da Uesc, principalmente para as vocações do eixo Ilhéus-Itabuna.

O reitor Alessandro Fernandes afirma que este projeto representa mais uma variável de ações da Universidade diante dos compromissos que a instituição tem com o desenvolvimento regional. “A cada dia, a Universidade se envolve com a nossa realidade, oferecendo serviços em nível de extensão, produzindo pesquisas cientificas e fortalecendo a identidade cultural da região sul da Bahia”, disse Fernandes.

O Edital apresenta as cinco temáticas para as pesquisas, com o objetivo de orientar o fomento para a indução seletiva à produção científica, tecnológica e inovadora, que contribua para a superação de problemas nas áreas identificadas. Os descritivos têm caráter orientativo.

São eles: Grupo Verde – pesquisa relacionada à mata atlântica, abrangendo temas como o sistema cabruca, economia verde, biodiversidade e agricultura familiar; Grupo Azul – pesquisa relacionada ao mar, com foco em economia azul, oceanografia, comunidades pesqueiras e litoral; Grupo Amarelo – relacionado ao cacau, com foco no plantio, fabricação de chocolate, economia regional e geração de renda; Grupo Vermelho – pesquisa relacionada à história grapiúna, com foco em aspectos históricos e culturais das cidades de Ilhéus e Itabuna; e Grupo Violeta – pesquisa relacionada à literatura grapiúna, com foco em obras de autores locais e em temáticas relacionadas ao eixo Ilhéus-Itabuna.