A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que o imunizante infantil contra a Covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A nova estratégia começou a valer na última segunda-feira (1º), em atendimento à nota técnica nº 118/2023 do Ministério da Saúde.
As crianças não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema primário, que consiste na aplicação de três doses, com o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e oito semanas entre a segunda e a terceira. As crianças que já receberam três doses da vacina contra a Covid-19, neste momento, não precisam de doses adicionais.
Segundo Walkíria Freitas, coordenadora do setor de Imunização, a vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada junto às demais vacinas do calendário, visto que não há contraindicação. Atualmente, o serviço é oferecido na UBS Sarah Kubitscheck, UBS Hernani Sá, UBS Euler Ázaro, nova UBS no Banco da Vitória, ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau e no CAE III, antigo Sesp, de acordo com a remessa de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, o estoque disponível nas unidades e o funcionamento das salas de imunização.
À medida que novas doses forem recebidas, as unidades serão abastecidas. É importante a apresentação do cartão de vacinação e do documento oficial da criança.