ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM 2025 TERÁ NOVO IMUNIZANTE E CALENDÁRIO ATUALIZADO

O Ministério da Saúde anunciou novidades na vacinação contra a Covid-19 a partir de 2025, incluindo a incorporação da vacina Covovax, desenvolvida pela Novavax, ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). As novas diretrizes foram enviadas para todas as secretarias estaduais de saúde e incluem atualizações no calendário vacinal de gestantes e idosos.

Com a mudança, gestantes passarão a receber uma dose em cada gestação, enquanto idosos com 60 anos ou mais serão vacinados a cada seis meses. Antes, esses grupos faziam parte apenas do grupo prioritário, mas agora a vacinação se tornou parte da rotina para eles, assim como já ocorre com crianças.

Outros grupos prioritários, como indígenas, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde, continuarão a receber uma dose anual. Já imunocomprometidos seguirão com a recomendação de vacinação semestral.

CONFIRA O CALENDÁRIO VACINAL:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos: até três doses, conforme o esquema vacinal.
Gestantes: uma dose a cada gestação.
Idosos (60 anos ou mais): uma dose a cada seis meses.
Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses.
Outros grupos prioritários: uma dose a cada ano.
Crianças a partir de 5 anos que não são de grupos prioritários e nunca foram vacinadas: uma dose de vacina recomendada para a faixa etária.

O PNI seguirá utilizando três imunizantes: Pfizer (adulto e pediátrico), Moderna e Covovax. Esta última, aprovada pela Anvisa em janeiro, é uma vacina recombinante indicada para pessoas acima de 12 anos. Diferente das vacinas de mRNA, a Covovax utiliza uma tecnologia adjuvante proteica, que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos e respostas imunes de células T.

As novas medidas reforçam o compromisso com a imunização contínua e ampliam o acesso à proteção contra a Covid-19 para diferentes públicos.