ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

VACINAÇÃO: GESTANTES E PUÉRPERAS RECLAMAM DA ORGANIZAÇÃO EM ILHÉUS

Informações diferentes é uma das reclamações.

Apesar do anunciado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, de que nesta terça-feira (15) seriam vacinadas gestantes e puérperas (até 45 dias pós- parto) a partir dos 18 anos. Uma gestante que foi ao Sarah no intuito de ser imunizada, teve dificuldades para conseguir.

Segundo ela que chegou na unidades de Saúde Sarah Kubitschek por volta das 7h, a primeira informação que recebeu foi que o posto só estava vacinando grávidas e puérperas a partir de 30 anos.

“A sorte das gestantes a partir de 18 que estavam lá foi que tinha uma filha de um major aqui da cidade que foi lá e depois ligou para o secretário da saúde da cidade e liberaram as vacinas.” Disse ela.

Um outro problema na vacinação das gestantes, é a informação em relação ao documento que precisa ser apresentado. Segundo a secretaria de saúde, a gestante precisa ter em mãos, Além de documentos como CPF e Cartão do SUS, cópia de relatório ou laudo do médico do obstetra ou da enfermeira que acompanha no pré-natal, ou algum exame que comprove a gestação, enquanto as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento da criança.

No entanto segundo a gestante que foi se vacinar hoje, uma funcionária pediu a xerox da parte da indentificação da caderneta da gestante, e outra a informou que a xerox era da parte do gráfico gestacional e outra ainda, falou que a xerox era da parte dos exames. “Eu e outras grávidas tivemos que ir pelo menos duas vezes para tirar xerox.” Reclama.

A vacinação estará sendo ofertada enquanto durarem os estoques das doses da vacina da Pfizer, nas unidades de Saúde do Sarah Kubitschek, da Urbis e no Centro de Atendimento Especializado (CAE III), antigo Sesp, das 8h às 12h.