As três mil vagas para o Enem digital na Bahia se esgotaram ainda no primeiro dia de inscrições. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram recebidas, em todo o Brasil, mais de 92 mil inscrições para as 101 mil vagas disponíveis em 24 horas, entre segunda (11) e terça-feira (12). Também foram esgotadas no mesmo período as vagas em Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão e Pará.
Na Bahia, as vagas para a primeira edição do Enem digital estavam distribuídas entre Salvador, que contava com 2.5 mil postos, e Feira de Santana, com os 500 restantes. A versão on-line será aplicada nos dias 22 e 29 de novembro, enquanto a prova física será realizada antes, nos dias 1º e 8 de novembro.
Até a última quarta-feira (13), o Inep havia registrado mais de 2.3 milhões de inscrições para o Enem, das quais 2.2 eram para a versão impressa e cerca de 95 mil para a prova digital.
O Enem Digital tem a mesma estrutura logística do modelo impresso. As provas irão ocorrer em postos aplicadores credenciados nas cidades definidas pelo edital da versão digital e os computadores serão disponibilizados pelo Inep.
A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
A inscrição no Enem deve ser realizada no site do Inep até o dia 22 de maio. O candidato precisa informar o número do CPF e do RG. Será criada uma senha de acesso que também permitirá verificar o cartão de confirmação e os resultados da prova.
Além disso, é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos para receber os comunicados do Inep. (G1)