Trabalhadores de todo o país convocam para esta quinta-feira (11) o Dia de Luta por mais democracia, direitos sociais e trabalhistas. O movimento conta com o apoio de centrais sindicais e entidades de juventude.
Entre as bandeiras levantadas, está o fim do fator previdenciário, 10% do PIB para a Saúde, 10% do PIB para a Educação, redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários.
O Dia de Luta vai modificar o horário de vários serviços. O ILHÉUS 24H preparou uma lista do que terá o horário alterado em Ilhéus e Itabuna na quinta-feira. Confira
Escolas da rede municipal – Ilhéus: Professores do município paralisaram as atividades desde esta quarta (10). A categoria pede a finalização das conversas com a prefeitura sobre o reajuste do piso salarial da categoria. As aulas retornam na próxima segunda-feira (15). Itabuna: Professores da rede municipal de Itabuna darão aula normal.
Escolas da rede estadual – Param somente na quinta-feira (11), nas duas cidades, em adesão ao movimento nacional.
UESC – Funciona normalmente. A universidade já está em recesso. A Adusc, associação dos professores, decidiu que realizaria mobilização.
Bancos – Os bancários de Ilhéus e Itabuna decidiram parar as atividades durante todo o dia. Serviços serão mantidos por lotéricas e correspondentes.
Outros serviços públicos estaduais, municipais, federais – SACs, hospitais, repartições de trânsito, fazendárias, e todas as secretarias dos municípios mantêm o expediente normal.
Comércio – Segundo o Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, as lojas só funcionarão até o meio dia. O Sindicato dos Trabalhadores Varejistas informou que não há mudança no expediente dos supermercados. Em Itabuna, o sindicato da categoria ainda negocia com os lojistas. Se for à frente, as lojas devem abrir somente das 08h às 14h.
Judiciário/cartórios – Funcionam normalmente.
Ônibus – Em Ilhéus, o sindicato dos rodoviários decidiu, em assembleia, parar as atividades nas primeiras horas do dia, das 04h às 08 da manhã, quando o serviço será normalizado. Nova paralisação pode ocorrer durante a caminhada convocada pelos trabalhadores para às 14h.
Em Itabuna, segundo o Blog do Ricky, o sindicato dos rodoviários suspendeu o trabalho durante todo o dia nos ônibus que circulam na cidade.
A Rota Transportes, que faz linhas intermunicipais na região, informou à nossa reportagem que, se não houver obstrução por parte dos manifestantes, o trabalho será normal na quinta-feira.