Depois de quase dois anos longe de atividades presenciais, Editus – Editora da UESC, Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Secretaria Especial de Cultura de Ilhéus planejam o retorno à praça pública. Com todos os cuidados e protocolos de segurança, será realizada a Festa Literária de Ilhéus – Edição Especial, dia 19 de novembro, das 9h às 20h, na Praça Pedro Matos (em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus). A ação marca as comemorações dos 25 anos da Editus e a reabertura da ALI e conta com o apoio da Fundação Pedro Calmon e TV Santa Cruz.
A Festa Literária de Ilhéus (FLI) integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a Feira do Livro da UESC e o FLIOS – Festival Literário de Ilhéus. O objetivo da parceria é somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional. A programação inclui promoção de livros, rodas de conversa e muito mais.
Confira a programação completa:
9h às 19h – Feira de livros
10h às 11h – Contação de história com Mirian Oliveira (local: Praça Pedro Mattos)
10h às 11h30 – Mesa 1: Literatura Sulbaiana: Regionalismo ou universalidade?, com Ramayana Vargens (ALI), André Rosa (UESC/ALI), Tica Simões (ALITA) e mediação de Katiana Regaud (CLUBE DE LU) (local: Praça Pedro Mattos)
12h – Atração Musical – Gabriela Maja (local: Academia de Letras de Ilhéus)
14h – Inauguração Sala Silva (local: Palácio Paranaguá)
15h30 às 17h – Mesa 2: Ubuntu e outros ensinamentos de África com Prof. Flávio Gonçalves (UESC), Prof.ª Cynthia Barra (UFSB) e Prof.º Maria Aparecida Lopes (UFSB), (local: Praça Pedro Mattos)
17h30 – Lançamento do edital do Prêmio Sosígenes Costa 2022, lançamento da 4ª Festa Literária de Ilhéus (FLI 2022), lançamento da nova edição do projeto Um Lugar para Ler (local: Praça Pedro Mattos)
18h30h – Atração Musical – Eloah Monteiro (local: Praça Pedro Mattos)
19h30 –Entrega da Comenda Rui Barbosa (local: Academia de Letras de Ilhéus)