Na última terça-feira (20), no plenário da câmara de vereadores de Ilhéus, foi realizada uma uma reunião, convocada pelo presidente da casa, Tarcísio Paixão, para discutir a saída da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), da cidade de Ilhéus.
Estavam presentes na ocasião, os vereadores Roque do Sesp, Valmir Freitas, Fábio Magal, Rafael Benevides, Ivo Evangelista, Nerival Nascimento, Aldemir Almeida, James Costa, Luís Carlos (Escuta) e Raimundo do Basilio. Também participaram da reunião a ex-diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo e o membro do conselho de Saúde municipal, Yolando Souza.
Em sua exposição, Sonilda Melo fez um relato minucioso sobre a importância da Dires em Ilhéus, visto que, o órgão trata de programas de grande valor para a população, como controle de endemias, dengue, vacinação, além da fiscalização nos hospitais no controle da vigilância sanitária.
Ressaltou ainda que, é inadmissível tal atitude do governo do Estado. “O governo não está levando em consideração algo possível de acontecer que é uma epidemia na região de cobertura da 6ª Dires”, afirmou preocupada com a situação.
Sonilda reafirmou a importância da permanência da Dires em Ilhéus, reconhecendo que o que está sendo feito é prejudicial para a região. “A Dires contava com 31 diretorias e passa a contar agora com 9. Esta redução possibilita a centralização de ações e pouca produtividade”, advertiu.
Os vereadores declararam suas insatisfações por tal decisão tomada pelo governo do Estado, sem nenhuma consulta prévia e a falta de reconhecimento e consideração ao povo de Ilhéus.
Por sua vez, o presidente do legislativo, Tarcísio Paixão, imediatamente conclamou a todos pela unidade da sociedade em favor da permanência da 6ª Dires, em Ilhéus. A exemplo da própria câmara Municipal, seguimentos civis organizados, igrejas, clubes de serviços, imprensa e tantos outros organismos, a fim de encontrar uma solução para este grande problema.
Logo após a reunião, Tarcísio Paixão entrou em contato com o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas–Boas, solicitando a permanência da 6ª DIRES na cidade de Ilhéus, em nome da câmara municipal e de toda a comunidade. Após ouvir o posicionamento do presidente, Fábio Vilas-Boas garantiu a Tarcísio Paixão que a Dires permaneceria em Ilhéus.